Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANE LIMA SANTOS
DATA: 08/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: COMPETÊNCIA ESCRITORA: LETRAMENTO E ALFABETISMO FUNCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetismo. Letramento. Leitura e escrita.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
Considerando os resultados divulgados por avaliações institucionais sobre proficiência em leitura e escrita, como os da Avaliação Nacional de Alfabetização, que vêm diagnosticando baixo desempenho de estudantes sergipanos de terceiro ano de escolaridade, e o uso do livro didático como recurso mais usual na prática de ensino de Língua Portuguesa, a presente pesquisa tem como objetivo descrever o modo como os gêneros textuais poesia e notícia são abordados no livro didático e “Ápis: Língua Portuguesa” (São Paulo: Ática, 2014), de Trinconi, Bertin & Marchesi, adotado no 4º ano de uma escola pública de Aracaju, para, então, apresentarmos uma proposição de estudo (dos referidos gêneros) de natureza mais sociointeracional. Para tanto, serão realizadas três oficinas de leitura, a partir dos modelos de sequência didática propostos por Cosson (2016), utilizando de linguagens verbal e não verbal presentes em material impresso e em mídias digitais, para atenderem às especificidades dos sujeitos participantes da pesquisa (estudantes de 4º ano), utilizando-se de procedimentos que promovam o uso social da escrita e, consequentemente, a redução dos índices de analfabetismo funcional. A linha de estudo adotada será a pesquisa-ação, por considerarmos mais pertinente para a realização da intervenção de ensino. A fundamentação teórica sustenta-se nos estudos de Soares (2017) e Scliar-Cabral (2013) sobre alfabetismo/analfabetismo e letramento; em Antunes (2017) sobre textualidade e Marcuschi (2008) sobre gêneros textuais.