Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA AMANDA DOS SANTOS
DATA: 11/06/2018
HORA: 16:00
LOCAL: sala de reuniões do NIPPEC
TÍTULO: Um olhar discursivo sobre o cordel: reflexões sobre preconceito e estereótipos na sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: Ethos Discursivo. Estereótipos. Cordel. Escola.
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
Conforme os registros dos documentos oficiais que regem a educação no Brasil, mais especificamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996), o ensino fundamental é uma etapa da educação básica que objetiva, dentre outras coisas, levar o aluno a compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que a sociedade se fundamenta. Desse modo, o processo de ensino-aprendizagem que se dá nas escolas mostra-se essencial aos indivíduos seja qual for sua faixa etária. A formação sócio histórica brasileira é marcada por uma série de acontecimentos que resultaram numa sociedade dividida em classes, na qual se dá uma segregação cujo fundamento é econômico. A literatura de cordel reflete muitas das vezes o modo de viver das classes menos favorecidas, principalmente no Nordeste, além disso, através de suas temáticas e abordagens repetem-se muitos discursos dominantes que reforçam os lugares das diferentes camadas e grupos sociais, colaborando para a perpetuação de determinadas imagens discursivas e preconceitos diretamente relacionados à manutenção dos status de prestígio e desprestígio social. No discurso, o locutor constrói a imagem de si e de outras pessoas, grupos sociais etc. (ethos) que é reconhecida pelo auditório quando associada a modelos culturais preexistentes (estereótipos). Sendo assim, estabelece-se a possibilidade de se fazer um trabalho crítico em sala de aula para não somente refletirmos sobre imagens e estereótipos dentro dessa literatura dita popular, mas também desconstruirmos visões negativas sobre determinado segmento social.