Banca de DEFESA: JOELMA MARCIA SANTOS DE OLIVEIRA

DATA: 23/02/2018
LOCAL: a definir
TÍTULO: ENTRE A IMAGEM E A POESIA: VALORIZAÇÃO CULTURAL PELO VIÉS FOTO-LÍRICO
PALAVRAS-CHAVES: Poema foto-lírico, oficinas, leitura, escrita/reescrita, TDIC's
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS, apresenta uma proposta de intervenção pedagógica destinada a alunos das séries finais do Ensino Fundamental II, oriundos de uma escola pública da rede municipal de ensino, no município de Euclides da Cunha - BA. Em termos gerais, a metodologia criada envolve oficinas que visam à leitura, à compreensão crítica e à elaboração de poemas foto-líricos, caracterizados pela valorização cultural e regional. A orientação teórica em que se respalda a proposta reúne os conceitos metodológicos propostos por Rildo Cosson (2011), que trata da Sequência Básica discutindo questões importantes como decodificação, interpretação, construção de sentido de um texto, etapas fundamentais para a efetivação do letramento literário; os de Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schneuwly (2004), que abordam a Sequência Didática, um trabalho sistemático que permite ao aluno o domínio de gêneros e de situações comunicativas; os de Maria Bordini e Vera Aguiar (1988), que, por intermédio do Método Recepcional de leitura do texto literário, incentivam nos alunos à leitura efetiva, por contemplar as preferências textuais dos leitores, mas também propõem a ampliação dessas preferências apresentando novas leituras e/ou gêneros aos alunos, promovendo assim a "ruptura do horizonte de expectativas". Para a efetivação dessa proposta metodológica, buscaram-se práticas que contemplassem o uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC’s), a fim de que a motivação, empenho e habilidades com a linguagem interativa fossem fatores positivos durante o processo ensino-aprendizagem sugerido nesta dissertação. Como corpus literário a ser trabalhado nas diversas etapas da proposta, optou-se por uma reunião de poemas e canções brasileiras modernas e contemporâneas, além dos poemas foto-líricos, cuja concepção criativa está na base da atividade de produção textual que configura a etapa culminante da metodologia.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - Anélia Montechiari Pietrani

Notícia cadastrada em: 15/02/2018 14:47