Banca de DEFESA: ERICA GISLENE PAULA SANTANA REVOREDO NASCIMENTO TORRES

DATA: 23/02/2018
LOCAL: Miniauditório do Campus de Itabaiana
TÍTULO: LEITURAS CRÍTICAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA LITERATURA BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: leitura literária, formação do leitor, violência doméstica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este TCF apresenta uma proposta de análise da representação do corpo feminino no texto literário a partir do debate acerca da violência de gênero. Nossa abordagem explora as representações do corpo feminino na literatura para debater acerca dos papeis masculino e femininos. Como corpus, analisamos a forma preconceituosa e vingativa como os personagens masculinos de Lygia Fagundes Telles, Nélida Pinõn e Marina Colasanti praticam as difeentes formas de violência doméstica. No tocante às questões culturais, analisaremos os valores que dão sustentação aos papeis sociais de homens e mulheres a partir do debate proposto por feministas, que questionam as normas que impõe a submissão à mulherElódia Xavier e Carlos Gomes. Metodologicamente, exploraremos a pedagogia dos multiletramentos, visto estamos preocupados com reflexões estéticas e sociais a partir da exploração da biblioteca digital. Quanto às questões multimodais, debateremos a partir das propostas de Chartier e Rojo. exploraremos diferentes abordagens teóricas da leitura literária que perpassa pelos níveis de leitura, de Leonor Werneck, pela leitura subjetiva de Anne Rouxel, e pelo questionamento da violência de gênero proposto por Elódia Xavier, Guacira Lopes Louro e Carlos Gomes. Nossa meta é construir um debate acerca das questões de gênero e da formação do leitor para combatermos o preconceito de gênero ainda presente no espaço da escola e da sociedade brasileira. Esta pesquisa traz os resultados das oficinas de leitura que privilegiam os diversos letramentos críticos: literário, cultural e digital. Como objeto educacional, esta pesquisa traz uma proposta de planejamento e desenvolvimento de um livroclip conforme a interpretação crítica dos textos selecionado. A criatividade e a subjetividade foram usadas pela recepção crítica dos alunos que participaram da construção do Livroclip sobre a violência doméstica na literatura.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN
Externo à Instituição - ARMANDO FERREIRA GENS FILHO

Notícia cadastrada em: 10/10/2017 10:50