Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA GISLENE PAULA SANTANA REVOREDO NASCIMENTO TORRES

DATA: 30/06/2017
LOCAL: Sala de reuniões do NIPEC
TÍTULO: LEITURA LITERÁRIA PELA PRODUÇÃO DE LIVROCLIP
PALAVRAS-CHAVES: leitura literária, formação do leitor e estudos de gênero.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este projeto apresenta uma proposta de estudo da representação das questões de gênero no texto literário destinado às séries finais do Ensino Fundamental. Essa perspectiva perpassa pela pedagogia do multiletramentos, visto estamos preocupados com reflexões estéticas, culturais e digitais acerca da leitura e da divulgação do texto literário. Quanto às questões digitais e multimodais, as debateremos a partir das propostas de Chartier e Rojo. No tocante às questões culturais, analisaremos os valores que dão sustentação aos papeis feminino e masculino conforme os estudos de gênero que questionam o corpo disciplinado da mulher e o padrão manipulador e controlador do homem nas relações familiares. Metodologicamente, exploraremos diferentes abordagens teóricas da leitura literária que perpassa pelos níveis de leitura, de Leonor Werneck, pela leitura subjetiva de Anne Rouxel, e pelo questionamento da violência de gênero proposto por Elódia Xavier, Guacira Lopes Louro e Carlos Gomes. Nossa meta é construir um debate acerca das questões de gênero e da formação do leitor para combatermos o preconceito de gênero ainda presente no espaço da escola da sociedade brasileira. Como etapa desta pesquisa, propomos oficinas de leitura que visem aos letramentos literário, cultural e digital a fim de desenvolvermos um livroclip construído pelos alunos como formas de divulgação de suas leituras subjetivas acerca das representações de gênero nos textos literários de Marina Colasanti.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo à Instituição - GISLENE MARIA BARRAL LIMA FELIPE DA SILVA

Notícia cadastrada em: 19/06/2017 09:17