Banca de DEFESA: JOSÉ ISRAEL PEREIRA LEANDRO

DATA: 17/04/2017
LOCAL: Sala de reuniões do NIPEC
TÍTULO: MULTIDOLIDADES E LEITURA DE CARTAZES DE FILMES
PALAVRAS-CHAVES: Multimodalidade; Leitura de cartazes de filmes, Gramática do designer visual, Gêneros discursivos
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este TCF apresenta uma prática de leitura de cartazes de filmes para as aulas de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental. Sua constituição partiu do princípio de que a concepção de leitura e de produção textual, na atualidade, passa por um momento de profundas mudanças conceituais e metodológicas. Por causa disso, esta proposta busca compreender o texto numa perspectiva multimodal: um elemento heterogêneo da linguagem que pode combinar tanto a linguagem verbal quanto quaisquer outros tipos de linguagens para a criação de mensagens. Partindo-se dessa compreensão plural da linguagem, propõe-se uma prática de leitura do cartaz de filme a partir de seus recursos composicionais. Metodologicamente, por se tratar de um estudo sobre o gênero cartaz de filme que se materializa em situações reais de uso, esta pesquisa traz um estudo sobre a questão da multimodalidade, dos multiletramentos e das novas Tecnologias da Comunicação e Informação TICs, para então usar essas teorias no locus onde elas foram aplicadas. Como fundamentação teórica principal serão discorridas as concepções sobre multimodalidade e multiletramentos segundo Rojo (2012), Dionisio (2005), as concepções sobre leitura em Rouxel (2014), as concepções sobre Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e van Leeuwen (1996), e muitos outros autores. Além desses conceitos, discute-se também o ensino do idioma numa perspectiva tradicional em contraposição a um ensino como interação, compreendido como um processo sócio-histórico e cultural. Também se aprofunda o debate sobre gêneros textuais e como as TICs contribuem para a criação e divulgação deles, neste sentido, o debate sobre as TICs dialoga com a abordagem feita sobre a relevância que os Objetos de Aprendizagem (OAs) oferecem a aprendizagem de alunos e professores. Por se tratar de um trabalho realizado para a leitura de imagens, é realizado um estudo dos cartazes de filmes que representam o corpus desse trabalho. Como fundamentação teórica, faz-se uso dos postulados da GDV nas palavras de Magalhães (2013), Santos (2011) Moraes (2011) Almeida (2012) e muitos outros autores. Após todas estas discussões temos a apresentação de uma série de atividades realizadas em sala que procuram conferir a importância dos conceitos apresentados nessa proposta. Quem fundamenta essa prática é Gil (2002) e Dell’ Isola (2007). Como proposta pedagógica para este trabalho, apresentamos como produto a criação de um vídeo pedagógico (um OA) que condensa os conceitos trabalhados nesta dissertação e apresenta uma proposta de análise de cartazes de filmes para despertar nos alunos as práticas de análise dos testos multimodais.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN
Externo à Instituição - SIMONE SILVEIRA DE ALCÂNTARA

Notícia cadastrada em: 15/04/2017 09:51