Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE AUGUSTO DE SOUZA
DATA: 01/12/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de reuniões do Nippec
TÍTULO: A POESIA DO SERTÃO: UM DESEJO DE ARTICULAÇÃO DE SABERES
PALAVRAS-CHAVES: Formação do leitor. Leitura. Letramento literário. Prática social. Whatsapp.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:
Este trabalho traz uma proposta de investigação e aprimoramento das práticas de leitura, produção textual e formação do leitor, sob as perspectivas da contextualização, pertinência do texto literário no âmbito escolar, intertextualidade, relevância comunicativa e prática social. Ele foi desenvolvido à luz da proposta de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar concernente à formação do leitor, bem como a partir do que formulou Rildo Cosson em relação ao letramento literário. Propõe-se aqui uma prática didática de leitura e produção a partir da poesia, com a apresentação de oito textos poemas com temática sertaneja, com a finalidade de, destacando a própria realidade discente, proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental Maior (6º ano) o entendimento de literatura e sua função social. A metodologia adotada oferece atividades que visam à formação da leitura proficiente e à apropriação da escrita, a partir do modelo de sequência básica do letramento, aliado ao método recepcional e à utilização de recursos tecnológicos, de que é exemplo o Whatsapp. Intenciona, enfim, a partir do enfoque à temática do sertão, levar para a sala de aula a realidade do discente, de modo criativo, prazeroso, dinâmico.