Banca de DEFESA: ANA CECILIA NASCIMENTO E SANTOS

DATA: 22/11/2016
LOCAL: Miniauditório do Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: O GÊNERO CRÔNICA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DOS MECANISMOS ENUNCIATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Interacionismo sociodiscursivo, crônica e gênero de texto
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A presente pesquisa traz uma proposta de estudo focada no ensino da leitura do gênero textual crônica a ser aplicado em turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental de uma escola pública. Ele surgiu a partir das aflições sentidas cotidianamente em sala de aula no ensino de leitura. Nossos alunos estão expostos ao universo da leitura em praticamente toda a vivência escolar e, muitas vezes, apresentam resultados insatisfatórios nas diversas disciplinas por não conseguirem ler adequadamente os textos a que são expostos. Contraditoriamente a essa questão, o que se percebe ainda hoje é a ausência de momentos que favoreçam uma boa leitura nas aulas de língua portuguesa, pois o tempo de aula é, normalmente, destinado ao conhecimento metalinguístico.

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo ao Programa - 2228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Externo à Instituição - EULÁLIA LEURQUIN

Notícia cadastrada em: 05/10/2016 13:41