Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA SOUZA DE CARVALHO

DATA: 18/03/2016
LOCAL: Miniauditório do Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: POESIA EM SALA DE AULA MEDIADA PELA INTERTEXTUALIDADE E PELAS TICs
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Poesia; Mediação; Interdisciplinaridade; TICs.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este projeto foi elaborado a partir da necessidade de se redimensionar a qualidade do trabalho com a leitura e a escrita de poesia na sala de aula, utilizando, para isso, a intertextualidade temática e as tecnologias da informação e da comunicação como instrumento mediador da aprendizagem. O objetivo principal é dinamizar as aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Maior, promovendo a leitura da poesia através de estratégias metodológicas que comprovem que é possível desenvolver um trabalho multimodal que prime pela melhoria da qualidade da educação através de ações em que os maiores beneficiários serão os alunos que se tornarão leitores literários habituais. Como objetivos específicos, deseja-se promover e estimular a leitura de poemas, dialogando com linguagens lúdicas como o cinema, a música e a ilustração, privilegiando a interatividade, a interdisciplinaridade e a produção criativa. A pesquisa fundamenta-se nas teorias de educadores como Bordini e Aguiar, Bortoni-Ricardo, Luiz Carlos Cagliari, Antonio Candido, Alfredo Bosi, Elder Pinheiro, Koch, Lúcia Santaella, Roxane Rojo, Christina Ramalho, Ana Elvira Luciano Gebara, entre outros, e definiu como corpus literário a obra Impregnações na floresta, poemas amazônicos de Helena Parente Cunha, a ser trabalhada com estudantes do 9º. ano do Ensino Fundamental. A metodologia proposta envolve sequência didática, aula sobre a temática amazônica e a prática da ilustração com professores de outras disciplinas, exibição de filme, produção de antologia ilustrada de poemas; produção de audiolivro. Ao final, pretende-se apresentar texto dissertativo sobre a experiência realizada, em que se apresentem passos metodológicos passíveis de serem utilizados em trabalhos temáticos com poesia.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES