Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO SILVA SANTOS
DATA: 17/03/2016
HORA: 17:00
LOCAL: Sala do PROFLETRAS
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO PARA JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação de jovens e adultos, identidade sexual, leitura interdisciplinar, letramento literário.
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:
A leitura de obras literárias é hoje uma atividade muitas vezes inexistente, pouco praticada ou mal conduzida nas salas de aula do Ensino Fundamental. Neste cenário, surge a necessidade de que os professores com formação na área de Letras realizem estudos sobre essa problemática e promovam ações com o objetivo de garantir ao letramento literário a devida importância no processo de formação de leitores. Este trabalho propõe a realização de uma pesquisa sobre leitura de textos literários, nas turmas de jovens e adultos, a partir da discussão de questões ligadas à sexualidade, considerando as categorias de: letramento literário proposto por H. Cosson, ensino de leitura literária na EJA defendido por M. Cruz e as relações entre Literatura e cultura argumentas por C. Gomes. Quanto ao debate da construção da identidade sexual, tomamos como referência os estudos de M. Foucault, G. Louro e S. Hall. Esses pesquisadores defendem a transitoriedade da identidade com diversas possibilidades de reconfigurações sociais. Como corpo literário, selecionaremos contos de Clarice Lispector para o debate sobre a construção da identidade sexual visando à formação do leitor. Assim, a partir da análise da identidade ficcional, este trabalho apresenta uma proposta de leitura cujo leitor complemente os sentidos da obra a partir do seu horizonte cultural. Como resultado desta pesquisa, será elaborada uma metodologia de ensino de leitura literária fundamentada na abordagem interdisciplinar que envolve conhecimentos pedagógicos, psicológicos sociológicos do texto. Desta forma, este trabalho busca ampliar o debate sobre a melhoria do ensino de leitura literária nas escolas brasileiras.