Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO CARMO PRADO DE JESUS LIMA
DATA: 17/03/2016
HORA: 16:30
LOCAL: Miniauditório
TÍTULO: A RÁDIO ESCOLAR COMO UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO: práticas de oralidade numa escola pública em Itabaiana/SE
PALAVRAS-CHAVES: Rádio escolar. Letramento. Oralidade.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
O objetivo deste projeto é trabalhar práticas orais formais com alunos do 5º ao 9º de uma
escola pública de Itabaiana/Se, utilizando-se do suporte rádio escolar. Por meio dela, entende-
se que o aluno terá oportunidade de lidar com diferentes gêneros textuais orais comuns a uma
programação de rádio, direcionada ao contexto escolar. Com este propósito, pretende-se um
ensino mais dinâmico, atraente e eficaz, que estimule a participação ativa dos alunos,
desenvolvendo o senso crítico e sua capacidade de percepção dos variados usos da linguagem,
de modo que se efetivem os vários letramentos constituídos a partir da capacidade de uso da
linguagem nas diferentes instâncias públicas. Estas práticas orais passarão por uma mediação
do professor pesquisador, que juntamente com os alunos farão a confecção de programas de
rádio que, posteriormente, serão apresentados à comunidade escolar pelos alunos participantes
do projeto. Além da locução dos programas, pretende-se a elaboração de um tutorial que
possa explicar, aos futuros usuários, alguns procedimentos para a utilização do suporte e
alguns gêneros empregados. Para a realização de tais práticas, haverá a realização de oficinas
na escola sobre os gêneros orais formais, conduzindo os discentes a uma reflexão sobre a
importância da oralidade para a interação e a formação do cidadão. Serão levados, também,
para uma emissora de rádio pública com o intuito de conhecer um pouco de seu
funcionamento e, depois, o contato com a própria rádio escolar. As nossas reflexões serão
respaldadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Base Nacional Comum – ainda
em análise - (BNC), além de teóricos como BAKHTIN (2011), BALTAR (2012),
MARCUSCHI (2008), MARCUSCHI e DIONISIO (2005), MILANEZ (1993),
SCHNEWLY/DOLZ (2004), além de outros pesquisadores da área em questão.