A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGHTON SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGHTON SANTOS
DATA: 17/03/2016
HORA: 18:00
LOCAL: Sala do PROFLETRAS
TÍTULO: CONTOS DE FADAS MULTIMODAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Multiletramento. Contos de fadas. Linguagem audiovisual.
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Este projeto de pesquisa, intitulado Contos de fadas multimodais: uma proposta de leitura literária, foi impulsionado pela observação da realidade do ensino de literatura no ensino fundamental, em que se percebe a deficiência no que concerne à proficiência de leitura e à pouca presença de estratégias de leitura literária e de multiletramentos nas aulas de língua portuguesa. Apresenta uma proposta metodológica de leitura de contos de fadas e produção textual, com foco na multimodalidade, alicerçada nos métodos recepcional e semiológico propostos por Bordini & Aguiar. Tem como objetivo apresentar ferramentas de leitura de contos tradicionais, releitura em adaptações audiovisuais e de reescrita desses contos, numa perspectiva multimodal de formação do leitor. Para tanto, fazemos uso de outras contribuições teóricas de fundamentação: Rojo & Moura (pedagogia do multiletramento); Cruz (texto literário e competências comunicativas); Cosson (letramento literário); Thiollent (metodologia da pesquisa-ação); Silva (letramento literário/contos); Bettelheim (contos de fadas); Campos (linguagem audiovisual). Outros estudiosos corroboraram com estes na concepção do projeto. As etapas desta proposta de intervenção culminam na produção de releituras de contos de fadas através do programa Windows Movie Maker. A partir da pesquisa, da análise de seus resultados e coleta de dados, apresentaremos orientações num protótipo que possibilite a qualquer professor utilizá-la em suas aulas, pondo a multimodalidade e as novas tecnologias da informação e comunicação a serviço da formação de leitores e produtores de textos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo ao Programa - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - SIMONE SILVEIRA DE ALCÂNTARA

Notícia cadastrada em: 04/03/2016 08:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10