Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE AUGUSTO DE SOUZA
DATA: 18/03/2016
HORA: 10:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: A POESIA DO SERTÃO:
UM DESEJO DE ARTICULAÇÃO DE SABERES
PALAVRAS-CHAVES: Formação do leitor. Leitura. Letramento literário. Prática social. Whatsapp. Blog.
PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:
Este trabalho traz uma proposta de investigação e aprimoramento acerca da leitura, produção textual e formação do leitor, sob uma perspectiva da contextualização, pertinência do texto literário no âmbito escolar, da intertextualidade, da relevância comunicativa e da prática social. Este foi desenvolvido à luz da proposta de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar concernente à formação do leitor, bem como o que pensa Rildo Cosson em relação ao letramento literário. Propõe uma prática didática de leitura e produção a partir da poesia, com a apresentação de oito textos literários (poemas) com temática sertaneja, com a finalidade de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental Maior (6º ano) o entendimento de literatura e sua função social. Oferece atividades que visam à formação da leitura proficiente e àapropriação da escrita, a partir do modelo de sequência básica do letramento, aliado ao método recepcional e à utilização de recursos tecnológicos, como o Whatsapp e o blog. Intenciona, a partir do enfoque à temática do sertão, levar para a sala de aula a realidade do discente, de modo criativo, prazeroso, dinâmico.