Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVAN DA SILVA JESUS
DATA: 04/03/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Miniauditório do Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: CADERNOS NEGROS NA ESCOLA: LEITURA LITERÁRIA DE CONTOS AFRO-BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Diversidade étnico racial. História e cultura dos povos negros. Educação antirracista.
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
O presente projeto de pesquisa intitulado Cadernos Negros na escola: leitura literária de contos afro-brasileiros tem como objetivo formar leitores competentes e proficientes, bem como conhecedores de temas relacionados à diversidade étnico racial e valorização da história e da cultura dos povos negros, sobretudo, o engajamento pela construção de uma educação antirracista. A pesquisa concentra-se na leitura dos contos afro-brasileiros “O anjo” de Débora Garcia, “A infância de Daiane” de Dirce Pereira Prado e “As máscaras de Dandara” com os alunos do 7º da Escola Municipal Tereza Alves de Andrade. Entre os referenciais teóricos que subsidiaram este projeto, apresenta-se Íris Maria da Costa Amâncio, Munanga (2005), Gomes (2006), Cavalleiro (2001), Cosson (2014), Cruz (2012), Candido (1995), entre outros pesquisadores.