Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ISRAEL PEREIRA LEANDRO

DISCENTE: JOSÉ ISRAEL PEREIRA LEANDRO
DATA: 11/03/2016
LOCAL: Sala de reuniões do Nippec
TÍTULO: MULTIMODALIDADE EM FOCO: ANÁLISE DE CARTAZES DE FILMES EM SALA DE AULA COMO INCENTIVO PARA O LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO.
PALAVRAS-CHAVES: Cartazes de filmes, Gramática do designer visual, Gêneros discursivos, práticas cidadãs de linguagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O conceito de leitura e de produção textual na atualidade passa por um momento de profundas mudanças conceituais e metodológicas. A plasticidade dos gêneros textuais obriga o educador a compreender que a definição de texto – que outrora já não era muito harmoniosa – no momento atual compreende uma série de eventos de linguagens inseridas em situações de comunicação socialmente discursivas. Nesse sentido, passou-se então do texto monomodal e escrito para o texto multimodal. Esse novo conceito compreende o texto enquanto evento que pode mesclar o escrito, o oral, o visual. Partindo-se dessa compreensão plural da linguagem, pretende-se com esse projeto traçar um breve caminho sobre o percurso evolutivo da noção de texto e de contexto discursivo da linguagem tendo em vistas os avanços tecnológicos e as práticas sociais de letramento que fazem com um mesmo texto possa mesclar vários recursos composicionais. O objeto de estudo desse projeto é o gênero multimodal cartaz de cinema e tem como fundamentação teórica principal os pressupostos teóricos da Gramática do Designer Visual de Kress e van Leween (1996), bem como os fundamentos da linguística sistêmico-funcional. Por se tratar de um estudo sobre um gênero textual que, como os demais, se materializa em situações reais de uso, convém abordar também a importância dos gêneros discursivos. Além desse aporte teórico, esse projeto também possui uma vertente prática que visa a inserção das novas tecnologias em sala de aula como objetos de ensino-aprendizagem através da criação de cartazes de filmes feitos pelos alunos que retratam um pouco de suas vivências enquanto sujeitos inseridos num contexto social que ultrapassa os muros escolares como exercício de prática cidadã do uso da linguagem.

Presidente - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO