Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA MARIA FONSECA DA MOTA
DATA: 11/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: O conto: da leitura à produção criativa
PALAVRAS-CHAVES: Conto; Leitura; Releitura; TDICs; Produção textual
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:
O material literário é um recurso promissor para o professor que busca melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a partir do estudo com o gênero conto almeja-se enfatizar como a elaboração e compreensão de um texto favorece a percepção do aluno/leitor, quando este é perpassado por um contexto social resultante da pratica comunicativa, desse modo toma-se o gênero conto como pauta possível para tal realização. Nesse trabalho, o gênero conto merece destaque por suas características, em termos do conteúdo temático e de sua construção composicional, e também, de suas marcas de estilo, através das vozes que perpassam o locutor no processo de enunciação. O contato mais constante com o gênero conto, através das oficinas de leitura, conduzirá os alunos à familiaridade com o mesmo e os tornará aptos a apreenderem a regularidade típica de tal gênero, bem como compreenderem o texto como um objeto determinado, com feição própria, uma vez que todo texto se concretiza numa determinada forma composicional, ressaltando nesse processo o seu propósito comunicativo. Essa descoberta pela leitura prazerosa pode ser mediada pela inserção das TDIC’s no contexto escolar, sendo para muitos professores de Língua Portuguesa um enorme desafio inseri-las e utilizá-las em suas práticas pedagógicas. Esta proposta respalda-se nas contribuições teóricas de Moisés (2012), Cortázar (2011), Bosi (2015), Bakhtin (2011), Dal Farra (1978), Bordini e Aguiar (1988), Dolz e Schneuwly (2013), assim como, em documentos oficiais que versam sobre as Orientações Curriculares para o ensino de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998, 2013).