Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 18/02/2016
HORA: 17:00
LOCAL: Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: O gênero pôster como instrumento para o ensino da pesquisa, da leitura e da produção textual no Ensino Fundamental II
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros discursivos. Produção Textual. Argumentação. Pôster científico.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
Entendemos que a produção de material didático que contribua para o desenvolvimento mais satisfatório das habilidades de leitura, pesquisa, argumentação e produção textual pode potencializar o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. É necessário, então, buscar alternativas que possam permitir um aprendizado significativo das dessas habilidades, através do incentivo à leitura, à pesquisa e à escrita, além de refletir sobre o cotidiano docente, no sentido de compreender as dificuldades que perpassam o ensino dos gêneros textuais no contexto do Ensino Fundamental. Esta proposta ampara-se nas contribuições de teóricos da área de Linguística (especificamente nos estudos enunciativos e na Linguística Textual) tais como Bakhtin (1999), Marcuschi (2008), Koch (2006, 2008), Rojo (2012), Schneuwly e Dolz (2004), da área de educação, como Demo (2010) e Moraes (2004), mas também nos documentos oficiais que tratam das Orientações Curriculares para o ensino de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998, 2013).