Banca de DEFESA: CYNTHIA CARLLA DE ALMEIDA ANDRADE

DISCENTE: CYNTHIA CARLLA DE ALMEIDA ANDRADE
DATA: 25/09/2015
LOCAL: Miniauditório - Campus Itabaiana
TÍTULO: Letramento visual: trabalhando a fotografia documental no ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVES: gramática do design visual, gêneros discursivos, fotografia documental, projeto pedagógico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Atualmente, apesar da disseminação dos aparatos tecnológicos, os alunos em todos os segmentos tem dificuldade em ler, interpretar e correlacionar imagens, principalmente a fotografia, que constantemente são usados nos livros didáticos, jornais e revistas impressas ou virtuais. A fotografia documental além de registrar momentos históricos importantes proporciona a reflexão crítica daquilo que é registrado. Dessa forma, foi elaborado e aplicado um projeto didático com alunos do 9º ano da Unidade Escolar Colégio Municipal de Andorinha com o intuito de proporcionar o letramento visual a partir de imagens fotográficas documentais. Escolheram-se como corpus da pesquisa algumas imagens do fotógrafo Sebastião Salgado por seu trabalho priorizar a reflexão a respeito das mazelas sociais. A pesquisa está fundamentada a partir da Gramática do Design Visual de Kress e van Leween (1996) que elenca os aspectos de uma imagem que podem ser analisados criteriosamente. Também foi de fundamental importância os estudos de gênero de Baktin (2011), Marchuschi (2008), Dionísio (2011), dentre outros. Diante disso a presente pesquisa utilizou-se no primeiro momento de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fundamentação consistente, principalmente em relação aos estudos semióticos com o conhecimento e aprofundamento da gramática do design visual (GDV) para que pudesse analisar semiologicamente as fotografias escolhidas. O segundo passo se deu por meio da pesquisa-ação, ou seja, as análises feitas à luz da teoria foram colocadas em prática por meio da aplicação de planos de aula organizadas em um projeto pedagógico que culminou em um caderno pedagógico contendo explicações simplificadas a respeito da GDV e o passo a passo do projeto pedagógico com orientações para o professor.

Presidente - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Interno - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo à Instituição - SONIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO

Notícia cadastrada em: 16/09/2015 14:37