Banca de DEFESA: ANAXIMANDRO ALESSANDRO LÉLIS DO CARMO

DATA: 27/08/2015
LOCAL: Miniauditório
TÍTULO: Caderno de Leitura Literária: recepção e violência doméstica
PALAVRAS-CHAVES: :Formação de leitor, horizontes de expectativas, violência doméstica, Machado de Assis.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras, (PROFLETRAS), tem como meta a produção de um material didático, objetivando a formação proficiente e crítica do leitor por meio da metodologia denominada Prática Interativa de Leitura, a qual procura alinhar a interface literária ao intertexto jurídico (Lei Maria da Penha), objetivando promover o questionamento dos casos de violência doméstica contra a mulher para a celebração dos direitos humanos. Na parte teórica, abordamos a leitura subjetiva proposta por Annie Rouxel como meio de criar o hábito da leitura entre os alunos, mencionamos a recepção participativa do leitor, valorizada pelas professoras Bordini e Aguiar que convidam o aluno a questionar e ampliar o horizonte de expectativa sugerido pelas obras ao permitir que o leitor preencha os espaços vazios da obra, sempre respaldado pelo tecido literário como orienta o semiótico Umberto Eco. As discussões sobre a violência doméstica contra a mulher ficaram por conta das reflexões das pesquisadoras Santos e Izumino, as quais resgataram as principais referências teóricas nas ciências sociais a respeito do tema, das pesquisadoras Lia Zanotta Machado e Judith Paim as quais debatem o resgate dos direitos das mulheres em condições de violência no Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos e das considerações do sociólogo Pierre Bourdieu ao tratar da dominação masculina que hierarquiza os gêneros resultando em direitos assimétricos e desiguais entre homens e mulheres na sociedade, fato que resulta em violência doméstica contra a mulher. Por fim, desenvolvemos um caderno pedagógico de leitura literária contendo um roteiro do conto “A Cartomante” de Machado de Assis para orientar o professor de Língua Portuguesa como trabalhar os conceitos mencionados na fundamentação teórica desta pesquisa para formação do leitor crítico.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo à Instituição - ARMANDO FERREIRA GENS FILHO

Notícia cadastrada em: 10/08/2015 09:59