Banca de DEFESA: JOSÉ TEIXEIRA NETO

DISCENTE: JOSÉ TEIXEIRA NETO
DATA: 31/07/2015
LOCAL: Sala de Reuniões do NIPPEC no CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO
TÍTULO: O INFOGRÁFICO NO PROCESSO DE LETRAMENTO: Possibilidades para uma leitura crítica e um pensar criativo
PALAVRAS-CHAVES: Multimodalidade; Infográfico; Letramento; Ensino de língua.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O infográfico é um gênero multimodal ainda pouco estudado no ambiente escolar. Além disso, há poucas pesquisas sobre o gênero como um recurso didático para as aulas de Língua Portuguesa no sentido de estudá-lo como uma representação das práticas sociais da linguagem. Dessa forma, esta pesquisa tem como foco o processo de letramento a partir do texto multimodal ou multissemiótico, especificamente o infográfico. Para isso, serão desenvolvidas atividades de leitura, análise, interpretação e produção do infográfico com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental, especificamente os do 9º ano, observando as condições de produção de tal gênero textual. Visando atender ao proposto nos objetivos deste estudo, partimos da concepção de língua como uma atividade social (Bakhtin, 1992), e dos textos multimodais como as “mais distintas formas de construção linguística e de apresentação da informação/mensagem (Dionísio, 2005), procuraremos verificar a contribuição do infográfico no processo de letramento, entendido nesta pesquisa como o “processo de apropriação da cultura escrita fazendo uso real da leitura e da escrita como práticas sociais (SOARES, 2004). Partindo desse pressuposto, será aplicada uma sequência didática, nos moldes sugeridos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (apud Marcuschi, 2008), que propõem um trabalho com o gênero textual. No caso, desta pesquisa, optamos pelo infográfico por ser um gênero multimodal com grande teor informativo, aliando de forma harmoniosa o texto à imagem.

Presidente - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO