A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: SILVANA FARIA DORIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVANA FARIA DORIA
DATA: 13/08/2015
HORA: 15:00
LOCAL: miniauditório
TÍTULO: Coesão referencial e sequencial e seus efeitos de sentido: uma proposta de ensino
PALAVRAS-CHAVES: Produção Textual; Coerência; Intervenção Pedagógica
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Este trabalho contempla o estudo do texto e seus usos linguísticos, discutindo questões de coesão referencial e sequencial, numa abordagem voltada para o ensino fundamental. Por meio da adaptação do conto de fadas “João e Maria”, buscar-se-á mostrar de que forma a condução textual dependerá da maneira como os referentes serão retomados no texto e de como os segmentos serão articulados em conectores textuais na formulação do fio discursivo. Sob a perspectiva da Linguística Textual, elucidamos algumas reflexões que envolvem o campo da coesão textual à luz de estudiosos como Koch (2003, 2013, 2014a, 2014b), Koch e Elias (2008 e 2012), Fávero e Koch (2012), Koch e Travaglia (1996), Marcuschi (1999 e 2008), Antunes (2005 e 2009), SANTOS (2003), Cavalcante (2013), entre outros autores. Como produto associado a este estudo, apresentamos um material didático digital que forneça meios ao professor de ensino fundamental para a análise de textos e seus recursos coesivos. Tal pesquisa aponta alternativas pedagógicas que explorem em pequenos fragmentos textuais um trabalho de leitura, produção de texto e análise linguística. Assim, este estudo apresenta a seguinte sequência: a princípio contemplamos a linguística textual, numa discussão quanto as suas fases e contribuição para o atual estudo do texto em sala de aula, bem como abordamos os critérios da textualidade e a rspectiva sócio-cognitiva interacional para concepção do texto; em seguida, apresentamos a coesão junto a seus recursos, tanto referenciais quanto sequenciais, numa análise de cunho didático por meio de exemplos de diversos gêneros textuais que dialogam com o conto clássico utilizado; por fim, expomos a metodologia para aplicação da plataforma digital com algumas propostas de atividades a serem realizadas em sala de aula. De modo geral, a pesquisa visa ao aprimoramento da leitura e produção de texto do aluno, e, portanto, pretende contribuir com o ensino da língua portuguesa, fazendo-o aprazível, efetivo e significativo.PALAVRAS-CHAVE: Texto; Coesão referencial; Coesão sequencial; Coerência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo ao Programa - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo à Instituição - Leonor Werneck dos Santos

Notícia cadastrada em: 28/07/2015 08:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10