Banca de DEFESA: JOSILDA BORGES MOURA

DISCENTE: JOSILDA BORGES MOURA
DATA: 13/08/2015
LOCAL: miniaditório
TÍTULO: A leitura da intertextualidade no gênero lenda
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; gênero lenda; intertextualidade; produção textual.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O presente trabalho apresentará uma discussão sobre a intertextualidade e sua importância para a leitura, compreensão e produção de textos. Esta discussão se dará a partir dos resultados obtidos por meio da aplicação de uma sequência didática, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Colbert Martins da Silva, Feira de Santana, Bahia, na qual serão trabalhadas algumas lendas que apresentam relação intertextual, contemplando versões em prosa e verso. As escolhidas foram Como nasceram as estrelas e A perigosa Yara (Clarice Linspector), Os curumins e as estrelas (José Arrabal), O Saci e o Curupira (Joel Rufino dos Santos) e Os feitiços da Iara (Elias José). Os quatro primeiros textos apresentam estrutura formal em prosa, e o último em verso. Na sequencia didática se propõe a reescrita de lendas, as quais servirão de corpus para a pesquisa. A partir da reflexão acerca dos trabalhos realizados em sala de aula e da análise das produções textuais dos alunos, será realizado um diagnóstico dos mecanismos e estratégias de produção textual utilizados pelos discentes, com o objetivo de intervir, apontando caminhos que contribuam para o desenvolvimento da competência leitora e da escritora, considerando a intertextualidade como recurso significativo na construção de sentidos, subsidiando a tarefa de produzir textos. Por se configurar como pesquisa qualitativa, a metodologia escolhida foi a do estudo de caso. A análise dos dados será embasada nas concepções teóricas de Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Koch (2012), Coelho (1993) entre outros.

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JACQUELINE DE FATIMA DOS SANTOS MORAIS

Notícia cadastrada em: 27/07/2015 16:19