Banca de DEFESA: SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS

DISCENTE: SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
DATA: 31/07/2015
LOCAL: Miniauditório CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO
TÍTULO: COMPETÊNCIA LEITORA DOS TEXTOS MULTIMODAIS: Interagindo com Objetos Digitais de Aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros Textuais; Gramática do Design Visual; Multimodalidade; Objetos Digitais de Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Partindo de uma perspectiva interativa e reflexiva, o presente estudo objetivou desenvolver a competência leitora diante dos elementos multimodais presentes na composição textual contemporânea, efetivando práticas de leitura visual capazes de aprimorar os conhecimentos linguísticos dos alunos. Para essa pesquisa, adotou-se como método científico o Estudo de Caso com abordagem qualitativa-quantitativa, tendo como campo empírico a EMEF Iraildes Padilha Carvalho, no município de Tobias Barreto-SE. Como instrumento de coleta foi realizada a observação e a aplicação de questionário. A pesquisa está fundamentada a partir da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leween (1996), a qual promove a concepção de que os elementos visuais presentes apresentam uma arquitetura própria e significante. Como aporte teórico, utilizou-se também dos estudos de Rojo e Moura (2013), Marcuschi (2011), Bakthin (2011), Tarouco (2003) e Dionísio (2011) dentre outros. Partindo-se do pressuposto de que a leitura visual é pouco explorada em sala de aula, bem como da necessidade de inserção da tecnologia de forma interativa e dinâmica nas práticas pedagógicas, elaborou-se um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) para utilização com os alunos durante o desenvolvimento da pesquisa. Nesse contexto, optou-se pela capa da revista Mundo Estranho como o corpus a ser investigado, a partir do qual foram planejadas as estratégias e os recursos a serem aplicados em sala de aula. Após todo o processo de investigação, os resultados evidenciaram que os alunos pouco exploram os elementos visuais presentes nos textos, tendo em vista a concepção de que as imagens e os demais elementos visuais servem apenas para ilustração. Além disso, comprovou-se também que os recursos digitais possibilitam a exploração e ampliação da leitura visual, trazendo para o aluno uma aprendizagem dinâmica e significativa.

Presidente - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Interno - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA