Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE MARGARETE DE JESUS
DATA: 20/08/2014
HORA: 17:30
LOCAL: Sala de Reuniões do NIPPEC
TÍTULO: IRMÃOS GRIMM E KEI ISHIYAMA: UMA UNIÃO PARA O LETRAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Imagens; Contos; Mangás; Adaptação; Letramento.
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
A presente pesquisa consiste em um estudo comparativo entre a leitura realizada dos contos (O Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho e O Rei Sapo ou o Henrique de ferro), dos Irmãos Grimm, e da leitura destes contos adaptados em quadrinhos por Kei Ishiyama, desenhista japonesa de mangá. Fará a trajetória dos contos, originários da tradição oral e que passam para uma modalidade de estrutura híbrida, a história em quadrinhos. Nessa pesquisa serão trabalhadas as semelhanças e diferenças para encontrar os graus de relação da adaptação com o seu texto original, os fatores estruturantes das narrativas, os processos de transposição de uma história para outra – versão em prosa do conto para a modalidade em HQ –, os elementos que estruturam a narrativa em quadrinhos – os recursos visuais, expressões faciais, letras, ícones, imagens, balões, quadros, onomatopeias etc. Para tanto, será necessário realizar uma reflexão sobre o papel do professor no planejamento de atividades de leitura (de contos e suas adaptações em mangá) e da escrita (reescrita e uso dos discursos direto, indireto e indireto livre e sua passagem da história em quadrinhos para a prosa; a presença de elementos conectores, a repetição, a hesitação etc.). Serão revistos e analisados recursos metodológicos utilizados para permitir o desenvolvimento de habilidades e garantir, assim, a aquisição das competências necessárias para o educando que cursa o último ano do Ensino Fundamental I. Assim, será desenvolvida uma sequência didática, em que as atividades programadas ou oficinas terão como tema central a leitura, a produção escrita e a construção do sentido através das linguagens verbal e não verbal.