A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSILDA BORGES MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSILDA BORGES MOURA
DATA: 22/08/2014
HORA: 17:00
LOCAL: Sala 108, bloco D
TÍTULO: A INTERTEXTUALIDADE, O GÊNERO LENDA E A PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; gênero lenda; intertextualidade; produção textual.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

O presente trabalho apresentará uma discussão sobre a intertextualidade e sua importância para a leitura, compreensão e produção de textos. Esta discussão se dará a partir dos resultados obtidos por meio da aplicação de uma sequência didática, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Colbert Martins da Silva, Feira de Santana, Bahia, na qual serão trabalhadas algumas lendas que apresentam relação intertextual, contemplando versões em prosa e verso. As escolhidas foram Como nasceram as estrelas e A perigosa Yara (Clarice Linspector), Os curumins e as estrelas (José Arrabal), O Saci e o Curupira (Joel Rufino dos Santos) e Os feitiços da Iara (Elias José). Os quatro primeiros textos apresentam estrutura formal em prosa, e o último em verso. Na sequencia didática se propõe a reescrita de lendas, as quais servirão de corpus para a pesquisa. A partir da reflexão acerca dos trabalhos realizados em sala de aula e da análise das produções textuais dos alunos, será realizado um diagnóstico dos mecanismos e estratégias de produção textual utilizados pelos discentes, com o objetivo de intervir, apontando caminhos que contribuam para o desenvolvimento da competência leitora e da escritora, considerando a intertextualidade como recurso significativo na construção de sentidos, subsidiando a tarefa de produzir textos. Por se configurar como pesquisa qualitativa, a metodologia escolhida foi a do estudo de caso. A análise dos dados será embasada nas concepções teóricas de Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Koch (2012), Coelho (1993) entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS

Notícia cadastrada em: 14/08/2014 16:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10