Banca de QUALIFICAÇÃO: ANSELMA MORAIS SANTOS

DISCENTE: ANSELMA MORAIS SANTOS
DATA: 22/08/2014
LOCAL: Laboratório de Pesquisa em Letras - Bloco A
TÍTULO: O FACEBOOK COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: leitura, escrita, facebook, letramento BANCA:
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O uso das novas tecnologias permite compreender que as redes sociais se configuram como um importante recurso didático-pedagógico, possibilitando aprendizagens significativas, a partir de experiências vivenciadas em ambientes cada vez mais utilizados pelos jovens. Este projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura e escrita através das novas tecnologias. Para isso, faremos uso do Facebook como ferramenta potencializadora deste processo. Será criado um grupo fechado, composto por alunos do 7º ano A do Colégio Estadual Felisbelo Freire, no município de Itaporanga d’Ajuda. No referido grupo, os alunos terão a oportunidade de ler, interpretar, fazer comentários, criar seus próprios textos como também participar de jogos interativos. A metodologia adotada compreenderá leituras e discussões de textos, nas suas multimodalidades; troca de comentários entre alunos e professor para envio, correção e reescrita de textos, com a finalidade de divulgar o material produzido. Relatarei essa experiência, explicitando os fundamentos teóricos e os procedimentos metodológicos do projeto, bem como cada etapa do processo de realização do mesmo e, dessa forma, refletirei sobre os limites e possibilidades do uso das redes sociais como recurso pedagógico para desenvolver a prática da leitura e da escrita no ensino fundamental.

Interno - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2433702 - MARCOS RIBEIRO DE MELO
Presidente - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS

Notícia cadastrada em: 14/08/2014 10:15