Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA CRISTINA MAIA COELHO
DATA: 21/08/2014
HORA: 16:30
LOCAL: Laboratório de Produção de Texto - Bloco A
TÍTULO: ARGUMENTAÇÃO E PERSUASÃO: O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS SOB UMA PERSPECTIVA RETÓRICA
PALAVRAS-CHAVES: argumentação, persuasão, gênero textual, análise.
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
O presente trabalho versa sobre a argumentação e a persuasão presentes no gênero textual propaganda e tem por objetivo destacar a importância da retórica para a compreensão, interpretação, análise e produção de textos em sala de aula, possibilitando que a vivência no ambiente educacional torne-se um espaço de aprendizagem com ampliação de conhecimentos e não apenas de reprodução. Ao analisar os elementos persuasivos encontrados nesse gênero textual que chega até a sala de aula de diversas maneiras, inclusive através das mídias, iremos criar estratégias que proporcionem aos alunos condições para tornarem-se leitores e escritores competentes e críticos. A partir de análises realizadas nos textos selecionados na internet e revistas de grande circulação nacional, será confirmado que esse processo de argumentar é nato da língua, visto que, até mesmo em textos que não são de predominância persuasiva, pode-se encontrar estratégias argumentativas que comprovam a eficiência do desenvolvimento da linguagem através da argumentação, objetivando resultados. Muitas são as possibilidades de trabalhar com temas relevantes para a sociedade atual, haja vista os fatores psico-social-econômicos presentes nos anúncios publicitários. Este estudo tem um enfoque qualitativo-interpretativo e de aplicação didático-pedagógica, sua amostra é composta por propagandas, que serão extraídas da mídia e a partir de um olhar mais cuidadoso. Levando-se em conta as características que a demarcam, iremos contribuir com momentos de analise, compartilhamento e interação, transformando o aluno em produtor e crítico de tal gênero, colocando em prática todas as habilidades apreendidas. Para tanto nos reportaremos a alguns autores, tais como, Adilson Citelli e José Luiz Fiorin, os quais privilegiam análises de textos persuasivos, traçando elos entre os fatos linguísticos e a ideologia sociológica; as pesquisas aplicadas no âmbito da psicologia e das ciências da educação, realizadas por Schneuwly e Dolz, que têm como objetivo o desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino-aprendizagem dos gêneros do discurso como instrumentos de comunicação e interação social; a teoria moderna da argumentação ou Nova retórica, fundada por Perelman e Olbrechts-Tyteca que analisam os raciocínios transcritos em textos impressos, dentre outros.