A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MEIRYELLE PAIXAO MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MEIRYELLE PAIXAO MENEZES
DATA: 22/08/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do NIPPEC
TÍTULO: LEITURA LITERÁRIA: A RECEPÇÃO PELO OLHAR DE GÊNERO
PALAVRAS-CHAVES: gênero, leitura, texto literário, escola.
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Este projeto tem o objetivo de realizar uma pesquisa voltada para a leitura e a interpretação de textos literários no espaço escolar pelo olhar dos estudos de gênero. Tal projeto pretende minimizar o preconceito de gênero que ainda faz parte das brincadeiras de garotos e garotas na escola. Essas brincadeiras partem do senso comum para a repetição de preconceitos contra a mulher. Para isso, serão aplicadas oficinas de leitura de contos literários no intuito de conscientizar os alunos no tocante à discriminação de gênero na escola. Este trabalho está ancorado nas pesquisas de gênero e nas teorias de leitura de autoria de Barthes (1992) e Eco (2003), (2004), (2005), além dos estudos sobre o simbólico proposto por Pierre Bourdieu (1999). Metodologicamente, este projeto apresenta uma proposta de leitura de contos literários para abordar as flexibilidades e as diferenças entre as identidades masculina e feminina. Nesse sentido, serão selecionados textos que tragam esse debate a partir do olhar do jovem. Como modelo, este projeto traz o conto “O menino”, da coletânea Pomba Enamorada (1999) de Lygia Fagundes Telles. Dessa forma, este trabalho apresenta uma proposta pedagógica de leitura que questiona o senso comum e propõe uma visão crítica da identidade feminina com respeito aos diretos da mulher. Assim, o referido projeto poderá contribuir com a escola no intuito de conscientizar os discentes com relação à discriminação de gênero, objetivando formar uma sociedade mais justa e igualitária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 1324306 - JOSALBA FABIANA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2433702 - MARCOS RIBEIRO DE MELO

Notícia cadastrada em: 14/08/2014 09:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10