Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIVANIA DE SOUZA MENEZES

DATA: 22/08/2014
LOCAL: Miniauditório
TÍTULO: A POESIA MEDIANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento, Gênero Lírico, Ensino Fundamental, Metodologias de Ensino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho objetiva apresentar algumas considerações teóricas e práticas a respeito da importância do gênero lírico para o desenvolvimento e a ampliação dos processos de letramento dos alunos do ensino fundamental, especialmente o letramento literário. Tanto o poema, com os seus elementos estruturais, quanto várias outras manifestações literárias podem ser instrumentos de expansão dos discursos linguísticos do aluno, porém, em sala de aula, na maioria das vezes, esses textos são empobrecidos frente a abordagens utilitárias e pouco significativas. Serviram de embasamento teórico para as nossa considerações os textos de Cosson, (2011), Dalvi (2013), D’Onofrio (2007), Cândido(2006), Zinani e Santos (2004) e Nunes(2009). O trabalho também mostrará os resultados do teste de sondagem, aplicado em rede pública de ensino, cuja montagem e objetivos serão aqui detalhados. Os resultados serviram de norteamento para a proposição de um instrumento metodológico a partir do estudo de poemas metalinguísticos.

Externo ao Programa - 1149354 - AFONSO HENRIQUE FAVERO
Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO