Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANAXIMANDRO ALESSANDRO LÉLIS DO CARMO
DATA: 22/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do NIPPEC
TÍTULO: VALORIZAÇÃO DA RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
PALAVRAS-CHAVES: : Método de leitura, formação de leitor, espaços vazios, horizontes de expectativas e recepção literária.
PÁGINAS: 22
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
Um dos grandes desafios da atualidade do professor de Língua Portuguesa das escolas brasileiras, nas séries finais do Ensino Fundamental, é a formação de leitores. Este projeto tem por objetivo valorizar a recepção do texto literário através do método de leitura denominado Recepcional crítico, o qual apresenta quatro etapas de desenvolvimento, convidando e enfatizando a colaboração do receptor no processo da construção do caminho interpretativo do texto literário, orientando que o leitor deve usufruir dos elementos do próprio texto para a construção de sentido e não deixar aflorar suas fantasias e estereótipos para não assumir a postura que ECO (2005) denomina Superinterpretação. Trabalharemos numa primeira oficina de leitura com a temática amor e traição com o filme Orfeu Negro dirigido por Marcel Camus e o conto “A Cartomante” de Machado de Assis, com o objetivo de analisar o horizonte inicial de expectativas da turma e, com o intuito de rompê-lo e ampliá-lo, o confrontaremos com a Lei Maria da Penha. Para isso, vamos aplicar conceitos de espaços vazios, horizonte de expectativas, intertextualidade, efeito estético e leitor modelo, de Eco, Jauss e Iser.