Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA FARIA DORIA

DISCENTE: SILVANA FARIA DORIA
DATA: 22/08/2014
LOCAL: Sala 108, bloco D
TÍTULO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS TIPOS DE COERÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Produção Textual; Coerência; Intervenção Pedagógica
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O presente projeto apresenta como foco de estudos os principais problemas que interferem na coerência dos textos produzidos por alunos do ensino fundamental, bem como as possíveis intervenções pedagógicas para retificá-los. Para tanto, serão analisadas produções textuais redigidas por alunos de 7º e 9º do Ensino Fundamental de escolas públicas na cidade de Lagarto, Sergipe, nos anos letivos de 2013/2014. Dessa forma, o projeto parte, primeiramente, da descrição do problema e de seus antecedentes, para então abordar a revisão bibliográfica que privilegia a temática, apresentando alguns recortes da produção escrita de alunos utilizados na pesquisa, a fim de apontar a existência real da teoria aqui levantada. Com o intuito principal de fornecer subsídios teóricos suficientes que embasem as considerações aqui levantadas o cabedal teórico se dará por remissão a alguns pesquisadores como Michel Charolles (1988), Luiz Antônio Mascuschi (1999), Edilaine Buim (2002), Hilma Ranauro (2004), Irandé Antunes, Luiz Carlos Traváglia (2005), Leonor Lopes Fávero (2012), Ingedore Koch (2013), entre outros. Tais estudos fornecem respaldo para que o professor auxilie os alunos no aprimoramento de sua produção textual, considerando os aspectos que promovem a textualização. A análise de inúmeras produções textuais mostra a carência que se tem acerca da mediação didática que possa auxiliar para intervir nesse problema, e, por essa razão, o presente trabalho ganha sustentação.

Externo ao Programa - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO

Notícia cadastrada em: 13/08/2014 15:41