Banca de QUALIFICAÇÃO: GILDETE CECILIA NERI SANTOS

DISCENTE: GILDETE CECILIA NERI SANTOS
DATA: 21/08/2014
LOCAL: Miniauditório
TÍTULO: "OS EFEITOS DE SENTIDO DAS MANCHETES DO JORNAL SUPER POPULAR COMO INCENTIVO À LEITURA DE JORNAIS DE ALUNOS DE 8º ANO"
PALAVRAS-CHAVES: Jornais populares; efeitos de sentido; relações de poder.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Nesse trabalho, analisamos os efeitos de sentido das manchetes policiais do Jornal Super Popular de Aracaju-Sergipe. O corpus aqui trabalhado pretende expor a intencionalidade do jornal ao fazer suas escolhas vocabulares, para, dessa forma, garantir o interesse do leitor para a notícia completa, pontuando características como as vozes do discurso, a ideologia e as formações discursivas. Em suas manchetes, o jornal utiliza-se de gírias, piadas, provérbios corriqueiros Às classes populares, facilitando sua compreensão. Sob a ótica das teorias baktinianas e da Análise do Discurso Francesa, percebemos a língua em uso através de notícias concomitantemente sensacionalistas e bem humoradas. Por elas, percebem-se relações de poder e preconceitos, em sua maioria de zonas periféricas de Sergipe. Nossa proposta é utilizar essas manchetes como ferramentas de interesse pela leitura por alunos do 8º ano do ensino fundamental da rede pública.

Externo ao Programa - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo ao Programa - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Presidente - 3443837 - MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS

Notícia cadastrada em: 13/08/2014 14:33