Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO SOARES DE SOUSA NOGUEIRA

DISCENTE: MAURÍCIO SOARES DE SOUSA NOGUEIRA
DATA: 29/07/2021
LOCAL: São Cristóvão
TÍTULO: Morte e renascimento de Odé Kayode: o axexê e a repercussão da morte de Mãe Stella de Oxóssi no calendário litúrgico do Ilê Asé Opô Osogunladê.
PALAVRAS-CHAVES: axexê; candomblé; Mãe Stella de Oxóssi.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: Teologia Sistemática

O presente estudo tem o objetivo de analisar os aspectos jurídicos e simbólicos do axexê de Mãe Stella, a partir da repercussão de sua morte no calendário litúrgico do Ilê Asé Opô Osogunlade, comunidade localizada em São Cristóvão, Sergipe. A escolha pelo tema se justifica, em razão da importância da matriarca do Ilê Asé Opô Afonjá para a comunidade de terreiro brasileira. O quadro teórico que norteia a análise ao longo do trabalho utilizou os seguintes marcos teóricos: a ideia de ancestralidade em Renato Noguera; a descrição do axexê de Juana Elbien; e a antropologia da morte, na perspectiva de Brice Sogbossi. Com relação à metodologia escolhida, para a pesquisa empírica qualitativa foram realizados diálogos com os membros do Ilê Asé Opô Osogunladê, destacando-se a conversa com Ogun Toorikpè, babalorixá do mencionado Ilê. Entre os resultados desta pesquisa, destaca-se a ausência da sacralização de animais e a restrição da presença de visitantes nas festas exatamente no ano subsequente ao da passagem de Mãe Stella, nos revelando a relação intrínseca a respeito da sacralização e do axexê. Se o candomblé é cultura perseguida e discriminada no Brasil, a análise de decisões como a que permitiu o translado do corpo de Mãe Stella de Nazaré das Farinhas para Salvador, garantindo assim a realização do axexê, se justifica e mostra que a comunidade de terreiro está mobilizada para garantir a liberdade de culto e a preservação desta cultura no Brasil.

Presidente - 1354855 - HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
Interno - 1333247 - LUIS AMERICO SILVA BONFIM