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Banca de DEFESA: ANTÔNIO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIO SANTOS
DATA: 20/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório de Filosofia
TÍTULO: SHOW DA FÉ: ESPETÁCULO E TELEVISIBILIDADE NA IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS
PALAVRAS-CHAVES: Neopentecostalismo; Igreja Internacional da Graça de Deus; Show da Fé; Indústria Midiática
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas adotadas pela Igreja Internacional da Graça de Deus no programa televisivo “Show da Fé” como estratégia de atração de fiéis. Este surgiu em 2003 com a finalidade de divulgar através das mídias sociais, especialmente na televisão, uma programação religiosa diferenciada para o Brasil e também para o exterior. Procura-se conhecer sua emergência, natureza, técnicas utilizadas e os bens simbólicos de salvação apresentados no programa. A Igreja Internacional da Graça de Deus, comumente chamada, Igreja da Graça, é uma dissidência da Igreja Universal do Reino de Deus, de origem neopentecostal, fundada por Romildo Ribeiro Soares, conhecido como Missionário R. R. Soares. Parte-se da premissa de que as transformações no campo religioso brasileiro favoreceram o aparecimento desse novo movimento neopentecostal, que nasceu apoiado na teologia da prosperidade e vem utilizando a mídia e os meios de comunicação de massa, sobretudo, a televisão, como ferramenta de atração de fiéis. Busca-se investigar as características deste fenômeno religioso e sua adequação aos componentes da indústria midiática. Além disso, investiga-se como o “Show da Fé”, enquanto um espetáculo religioso, influenciado pela mídia é reestruturado segundo a lógica da indústria midiática. Busca-se também, averiguar os bens simbólicos ofertados no citado programa, sobretudo a partir do trabalho religioso adotado pelo Missionário R. R. Soares. Parte-se da ideia de que o Missionário R. R. Soares adere à lógica da indústria midiática como forma de manutenção do seu empreendimento religioso no disputado mercado de bens simbólicos de salvação. Busca-se também, fazer uma relação de como a figura do Missionário R. R. Soares está relacionada com a noção de televisibilidade, tal como ao seu carisma, no programa televisivo. Finalmente, a pesquisa ora encaminhada, tem a proposição de que o missionário adere à lógica da indústria midiática e utiliza os bens simbólicos no programa televisivo “Show da Fé” estruturado no trabalho religioso para atração de fiéis


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 006.602.358-03 - MARINA APARECIDA OLIVEIRA DOS SANTOS CORREA
Interno - 3316721 - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
Externo à Instituição - SILVERIO LEAL PESSOA

Notícia cadastrada em: 16/03/2020 13:54
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