Banca de DEFESA: FERNANDO FILINTO MACHADO PINHEIRO

DISCENTE: FERNANDO FILINTO MACHADO PINHEIRO
DATA: 20/02/2017
LOCAL: Auditório de Filosofia
TÍTULO: A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO EM JOÃO CALVINO E SUAS CONOTAÇÕES AGOSTINIANAS: REFLEXOS NO ELÃ MISSIONÁRIO PRESBITERIANO DO BRASIL NO SÉCULO XIX.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chaves: Agostinho – Predestinação – Eleição - Judaísmo – Calvino.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: Teologia Sistemática

RESUMO: O presente trabalho pretende analisar a doutrina da predestinação dentro do calvinismo, apontando em direção ao poder que essa doutrina exerce como dogma no imaginário religioso, além de motivar os sujeitos em suas ações no elã missionário. A proposta investigativa também visa identificar elementos da teologia agostiniana na doutrina da predestinação calvinista. Desde a Reforma de João Calvino, na segunda etapa do século XVI, até a chegada da Igreja Presbiteriana do Brasil no século XIX, os crentes alcançaram por meio da doutrina da predestinação uma vocação que impulsionava a uma religiosidade própria, a se considerar um povo escolhido, “eleito” de Deus. De fato, onde essa doutrina esteve presente, gerou no coração dos “escolhidos” um sentimento de exclusividade e pertença ao sagrado. No povo eleito de Israel, na Genebra de Calvino, na Escócia de John Knox, na Nova Inglaterra dos Puritanos, ou em quaisquer lugares nos quais a doutrina da predestinação se fez presente, trouxe essa característica de pertença e/ou o sentimento de se estar no “Centro do Mundo”. Revoluções foram nutridas, reis destronados, nações reformadas, conflitos e sínodos reunidos, transformações políticas, ideológicas, religiosas, econômicas e sociais acontecidas pelo poder dessa doutrina como já lembrava Max Weber: “Mas se partirmos, como há de ocorrer aqui, deste último ponto de vista e nos indagarmos portanto sobre a significação a ser conferida a esse dogma no que tange a seus efeitos histórico-culturais, com certeza essa há de ser das mais notáveis”. Portanto, para referendar nossa análise, partiremos desde o conceito da eleição na religião judaico-cristã, transformando no termo cunhado por Paulo, perpassando em Agostinho de Hipona, até chegar em Calvino e suas exegeses ulteriores no calvinismo dos séculos XVII, XVIII e XIX e seu percurso final no Brasil, com a chegada dos Presbiterianos de Missão, com a IPB, a doutrina da predestinação ainda tem uma centralidade.

Palavras-chaves: Predestinação, Doutrina, Calvinismo, Presbiterianismo, Elã e Missões.

Presidente - 2129644 - NILO CESAR BATISTA DA SILVA
Interno - 2133998 - CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
Externo à Instituição - MARCOS ROBERTO NUNES COSTA

Notícia cadastrada em: 23/01/2017 14:53