Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS LIMA OLIVEIRA

DATA: 16/08/2016
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
TÍTULO: A RELIGIOSIDADE EM UNIVERSITÁRIOS DA GERAÇÃO Y NA MODERNIDADE TARDIA
PALAVRAS-CHAVES: Religião. Juventude. Religiosidade.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: Teologia Pastoral

Na literatura acadêmica são muitos os termos usados para classificar o atual momento da modernidade, como, por exemplo, modernidade tardia, ultramodernidade, hipermodernidade, pós-modernidade, dentre outros. Da mesma forma, como sugerem essas nomenclaturas, são diversos os conceitos acerca da modernidade contemporânea. Toda a gama de trabalhos iniciados desde o inicio do século XX e intensificados em meados do mesmo século, que versam sobre o tema, se não conseguem definir o atual estado sociocultural em que estamos inseridos, ao menos evidenciam uma crise no que se convencionou chamar de modernidade no Ocidente. Na tentativa de compreender a atual situação da modernidade, filósofos, sociólogos e economistas, buscaram analisar as relações entre modernidade e economia, epistemologia, cultura e religião, bem como os desdobramentos desse relacionamento na atualidade. Como diversas pesquisas sugerem, são as novas gerações que geralmente recepcionam primeiro as novas configurações socioculturais num coletivo social. Sendo assim, uma apreciação sobre as questões acerca da modernidade contemporânea deve passar, em primeira análise, pela compreensão das novas gerações. Quanto ao “problema geracional”, o mesmo esteve presente na abordagem sociológica desde o século XIX. Através do estudo das gerações, especialmente no que diz respeito aos fatores que delimitam e definem as mesmas, é possível compreender os contornos de uma sociedade e suas tendências em relação à cultura, arte, epistemologia, religião, etc. Os anos recentes viram surgir alguns trabalhos sobre as novas gerações. Entre elas está a geração que adentra o mercado de trabalho, batizada em alguns setores, como “geração Y” ou geração millenium”. De fato, é possível observar a validade de muitos argumentos sobre a modernidade contemporânea na vivência dos membros dessa geração, nascida nos início do século XXI. Nesse trabalho, fazemos uma releitura das questões já apresentadas na literatura acadêmica acerca da modernidade hodierna à luz do fenômeno religioso. Em seguida, discorremos sobre o problema geracional e sua aplicação para o estudo da geração Y, principalmente no que se refere à dinâmica religiosa da mesma. Por fim, para verificar a aplicabilidade desses conceitos na sociedade sergipana, entrevistaremos universitários da UFS, a fim de compreender o modo como entendem o fenômeno religioso, sua relação com o mesmo (participativa ou indiferente) e, desse modo, verificar se a religiosidade ainda representa uma instância significativa em suas vidas.

Presidente - 2133998 - CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
Interno - 426543 - JONATAS SILVA MENESES
Externo ao Programa - 2177631 - JOSADAC BEZERRA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 14/06/2016 16:18