Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDENEY ROCHA SANTOS

DISCENTE: CLAUDENEY ROCHA SANTOS
DATA: 23/11/2022
LOCAL: On line
TÍTULO: COMPETÊNCIA LEITORA DE TEXTOS LITERÁRIOS: A relevância da inter-relação das linguagens verbal e visual no processo de construção de sentido
PALAVRAS-CHAVES: compreensão leitora; linguagens verbal e visual; letramento literário.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Formar leitores proficientes tem sido o grande desafio dos professores perante o rápido avanço da tecnologia e da informação que, constantemente, proporciona aos alunos um contato com textos construídos utilizando variados recursos semióticos nas mais diversas práticas sociais. Diante desse contexto, centrado numa concepção interativa e reflexiva da leitura, este projeto tem como objetivo sugerir uma proposta de intervenção para o aprimoramento da compreensão leitora de textos literários a partir da inter-relação das linguagens verbal e visual, na perspectiva do letramento literário. Para tanto, dentre as teorias de abordagens teórico-metodológicas, adotou-se para este projeto a pesquisa bibliográfica baseada em Lakatos; Marconi (2001) e a pesquisa-ação qualitativa fundamentada em Thiollent (1985), tendo como campo empírico o Colégio Estadual Nações Unidas, no município de Aquidabã-SE. Para a coleta de dados, optou-se por um questionário de sondagem do perfil de leitores no Google Forms e um questionário escrito sobre a análise da inter-relação dos códigos imagéticos e verbal no conto “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto, visto que propomos uma sequência didática baseada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cosson (2021) com o conto O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (1943). Como aparato teórico também buscamos subsídios relativos à concepções e estratégias de leitura e compreensão leitora (PCNs, 1997; KOCH & ELIAS, 2021; LEFFA, 1996; MARCUSCHI, 2008; KLEIMAN, 2004; SOLÉ, 1998), à concepções de letramento (SOARES, 2006; KLEIMAN, 1995; STREET, 1994), ao direito e escolarização adequada da literatura (ISER, 1999; COMPANHON, 2003; SOARES, 2006), ao letramento literário (COSSON, 2021), ao multiletramento (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; ROJO, 2012; ROJO, 2013). Autores como Kress e van Leeuwen (1996) e Dondis (2015) contribuirão para um estudo da multimodalidade através da análise da sintaxe própria e significante das imagens e suas metafunções para a percepção do potencial da linguagem visual na construção de sentido no processo de compreensão leitora.

Presidente - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA