Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLEY ORNELAS OLIVEIRA
DATA: 18/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório de Letras
TÍTULO: Multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência
leitora com a obra Quarto do Despejo de Carolina Maria de Jesus
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Letramento Literário; Multiletramentos.
PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que culminou na elaboração de uma proposta didática a partir da obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus. Foi desenvolvida para uma turma de Ensino Fundamental das séries finais da Educação de Jovens e Adultos, denominada Etapa V, que corresponde ao 8º e 9º anos do Colégio Estadual de Alagoinhas, na cidade de Alagoinhas no estado da Bahia. Intitulado: Multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto do Despejo de Carolina Maria de Jesus, este trabalho busca trazer estratégias para promover o aumento da proficiência leitora dos alunos da turma mencionada. Para tanto, atribuímos os seguintes objetivos específicos: a) Analisar como uma proposta didática de leitura, amparada nas práticas dos multiletramentos, pode contribuir para a ampliação da competência leitora dos alunos da EJA; b) Analisar as contribuições que a obra literária escolhida pode trazer para a construção de sentidos e assim auxiliar no processo de ampliação da competência leitora dos alunos; e c) Promover discussões sobre a identificação e representação entre o lido e o vivido, materializadas em um texto literário, a partir da análise das marcas linguístico-discursivas presentes. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho foi a abordagem qualitativa, fundamentada nos pressupostos da pesquisa de intervenção pedagógica. Assim, a estrutura dessa proposta didática está baseada de acordo com Dolz e Schnewly (2004) e associada à estratégia proposta por Cosson (2021) para o letramento literário, a sequência expandida, baseada em seis etapas: motivação, introdução, primeira interpretação, segunda interpretação, expansão e contextualização. Por fim, esta sequência didática expandida leva em conta os contextos sociais e gêneros discursivos trazidos pelo público que concerne à EJA, traçando caminhos para o ensino e a aprendizagem de forma que a leitura e a escrita estejam inseridas nas diversas práticas sociais da linguagem e dos textos em circulação, nos seus mais variados suporte