Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA VALDECI DOS SANTOS
DATA: 26/10/2022
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO DLEV
TÍTULO: DO MITO ÀS PRÁTICAS SOCIAIS: "QUE HERÓIS SOMOS HOJE?" - INTERDISCURSIVIDADE E MEDIAÇÃO DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; estratégias de leitura; personagens míticos; interdiscursividade.
PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:
Desenvolver a competência de leitura e de escrita é papel prioritário na escola. A leitura amplia as relações sociais dos indivíduos e os enriquece culturalmente. Avaliações estandardizadas como PROVA BRASIL E PISA que aferem o desempenho em leitura evidenciam que a compreensão média dos estudantes é literal, há pouca abstração e tende a se restringir a frases curtas. A prática de leitura durante as aulas mostra-se insuficiente ou pouco estimuladora para que se alcance a proficiência necessária para a compreensão dos textos lidos. Ciente dessa problemática e do quão importante é o domínio e o uso efetivo das linguagens nas práticas socias, o presente trabalho dá atenção ao uso de estratégias e da mediação de leitura com o intuito de desenvolver a habilidade leitora e formar leitores curiosos e capazes de buscar suas próprias leituras. A pesquisa tem como foco a utilização de filmes cujo enredo tem por base textos míticos. A intenção é verificar se ao articular filmes com personagens míticos, provocará o interesse dos alunos na busca de outras leituras míticas, interdiscursivas. Os discentes participantes são do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Aracaju-SE. A metodologia empregada é a da pesquisa-ação subsidiada pelo pensamento de SOLÉ (1998), FREIRE (1988), KOCH e ELIAS (2017), FERRAREZI e CARVALHO (2007), KLEIMAN (2016), NAPOLITANO (2018) entre outros.