Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA QUARANTA LOBÃO BAIRRAL

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Os Direitos Humanos aparecem como tema transversal nos principais documentos norteadores da educação brasileira. No entanto, na prática, se observa uma ausência de abordagem nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas. Ademais, a falta de incentivo à formação continuada para docentes dificulta a realização de um trabalho sistemático que venha a promover uma educação democrática. Diante dessa situação desfavorável no que diz respeito ao estímulo de práticas cidadãs, o presente trabalho apresenta uma proposta de módulo didático para o trabalho com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas aulas de Língua Portuguesa, com o foco no tratamento gramatical da estratégias sintático-semânticas de expressão de papéis temáticos. Assumindo a perspectiva apresentada por Cançado (2005) para o tratamento de papéis temáticos, e uma abordagem de ensino produtivo de gramática, o módulo didático articula a reflexão sobre a construção linguística do ECA e seus efeitos de sentido, por meio da observação dos papéis temáticos assumidos pelos verbos. Observa-se que os alunos apresentam dificuldade de utilizar verbos de tripla valência para a construção de artigos, dando preferência ao uso dos argumentos OBJETO e BENEFICIÁRIO, anulando o lugar do AGENTE. O desenvolvimento do módulo didático segue o que é proposto por Azevedo e Freitag (2020) e ocorre na turma do 9º ano do Centro de Excelência Santos Dumont, escola da rede estadual de Sergipe localizada em Aracaju/SE. O objetivo do produto pedagógico consiste em um conjunto de estratégias para levar ao aluno identificar as características do documento, analisar sua estrutura, bem como fomentar o exercício da cidadania plena. O recurso didático é constituído por três etapas: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. O primeiro momento sensibiliza o estudante a se identificar como um grupo e, portanto, entender que possuem direitos e deveres em sociedade. O segundo momento compreende a explanação do que são os papéis temáticos, como eles se relacionam com o verbo, a valência verbal (seus argumentos). No terceiro momento, são desenvolvidas atividades para avaliar se os alunos conseguem mobilizar seus conhecimentos de modo a utilizar verbos com tripla valência, que contemplem todos os argumentos necessários para informar corretamente ao cidadão. A relevância da pesquisa para o ensino de Língua Portuguesa dá-se especialmente por dois motivos: garantir o nivelamento dos educandos, minimizando os prejuízos causados pela defasagem no aprendizado dos anos anteriores e dirimir os obstáculos que impedem a compreensão de textos legais, como o ECA, por meio de uma perspectiva funcionalista da gramática, segundo a qual a língua trava relação direta com sua função social.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - JAQUELINE GOMES DOS SANTOS TELES

Notícia cadastrada em: 24/10/2022 11:46