Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELDA ALVES MENEZES VIEIRA

DISCENTE: GISELDA ALVES MENEZES VIEIRA
DATA: 24/10/2022
LOCAL: Meeting
TÍTULO: Oralidade, leitura e escrita em práticas de interação social dos educando do EJA: trabalhando com o gênero relatos de memórias
PALAVRAS-CHAVES: EJA, ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA, RELATO, MEMÓRIA
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Tendo em vista os crescentes índices de evasão e repetência na última fase do Ensino Fundamental da EJA EF, verificamos a frustração desses alunos,quando procuram na escola uma resposta para os anseios, inseguranças por um tempo que julgam ter perdido,além de melhores condições para colocação no mercado de trabalho. A frustração é quando eles se deparam com um lugar que, aparentemente, não lhes pertence, que não foi planejado e organizado para atender suas necessidades. Por outro lado, são muitos os desafios que a escola enfrenta em relação ao público da EJA ,que vai desde o espaço físico ao currículo, que muitas vezes não atendem às especificidades deste público, já marcado por um histórico derepetência, evasão, distorção de idade, dentre outros.Nesse sentido, a proposta de trabalho apresentada é uma sequência didática,a partir da ideia de Dolz e Schneuwly,que envolve oralidade, leitura e escrita com o gênero “ Relatos de memórias”, no Colégio Alceu Amoroso Lima,em Aracaju/ SE, na IV etapa do EJA EF ( Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental ). A opção pelo gênero “ Relato de memórias” se deve à percepção da dificuldade que estes alunos têm de falar sobre si e se ver como sujeitos ativos nos processos escolares de construção de identidades, devido aos problemas enfrentados no dia a dia. De acordo com Paulo Freire, o cidadão precisa se descobrir como sujeito ativo de sua própria história “biografando-se”,”existenciando-se”,“historicizando-se”.Portanto, esta atividade tem raízes na oralidade e permite a interação com pessoas, objetos, lugares que fizeram parte do passado e fazem parte de suas origens, além de trazer reflexões sobre o presente e possibilidades de mudanças futuras. Para tanto, usamos como fundamentação teórico-pragmática os estudos de Bakhtin ( 1992 ), Marcuschi ( 2008 ),Elias José ( 2012 ), Antônio Cândido (1995 ), Marcel Proust ( 2003 ), Paulo Freire ( 1988 ), Lei de Diretrizes e Base da Educação, dentre outros.

Presidente - 2708694 - MARIA APARECIDA SILVA RIBEIRO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ALBERTO ROIPHE BRUNO

Notícia cadastrada em: 19/10/2022 15:22