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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE NERES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE NERES DOS SANTOS
DATA: 27/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: SALA REMOTA
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA POR MEIO DO USO DE NOTÍCIAS POSTADAS NO INSTAGRAM: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA OS LETRAMENTOS MULTISSEMIÓTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Notícia; Instagram; Letramentos multissemióticos.
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Esta pesquisa-ação tem por objetivos identificar os níveis de leitura dos estudantes do 7º ano, matriculados na Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, em Aracaju-SE e apresentar proposta de intervenção didática para desenvolvimento de competências e habilidades leitoras. Durante o percurso de investigação, verificou-se a dificuldade dos discentes em aspectos de decodificação e, sobretudo, de identificação de implícitos nos textos multimodais, já que a referida turma vem de dois anos de ensino praticamente remoto, o que impossibilitou um trabalho com eficácia no aspecto da leitura. Optou-se por desenvolver atividades de leitura com o gênero notícia publicada no suporte Instagram. Para isso, a pesquisa inicial foi de reconhecimento acerca do uso dessa rede pelos alunos, o que se comprovou que a maioria dos estudantes têm acesso à rede social. Por se tratar de um texto multimodal e pelo interesse em propor atividades que envolvessem e desenvolvessem os letramentos multissemióticos, esta pesquisa será feita a partir de notícias publicadas no Instagram, com um viés temático para os eixos do esporte, das celebridades e dos fatos da atualidade (nacionais e locais). Durante o percurso, o presente estudo embasou-se teoricamente em: Leffa (1996), Marcuschi (2008), Rojo (2012 e 2013), Santaella (2012) e Solé (2014).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - JOÃO PAULO LIMA CUNHA

Notícia cadastrada em: 19/10/2022 15:22
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