Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE NERES DOS SANTOS
DATA: 27/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: SALA REMOTA
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA POR MEIO DO USO DE NOTÍCIAS POSTADAS NO
INSTAGRAM: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA OS LETRAMENTOS
MULTISSEMIÓTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Notícia; Instagram; Letramentos multissemióticos.
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:
Esta pesquisa-ação tem por objetivos identificar os níveis de leitura dos estudantes do 7º ano, matriculados na Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, em Aracaju-SE e apresentar proposta de intervenção didática para desenvolvimento de competências e habilidades leitoras. Durante o percurso de investigação, verificou-se a dificuldade dos discentes em aspectos de decodificação e, sobretudo, de identificação de implícitos nos textos multimodais, já que a referida turma vem de dois anos de ensino praticamente remoto, o que impossibilitou um trabalho com eficácia no aspecto da leitura. Optou-se por desenvolver atividades de leitura com o gênero notícia publicada no suporte Instagram. Para isso, a pesquisa inicial foi de reconhecimento acerca do uso dessa rede pelos alunos, o que se comprovou que a maioria dos estudantes têm acesso à rede social. Por se tratar de um texto multimodal e pelo interesse em propor atividades que envolvessem e desenvolvessem os letramentos multissemióticos, esta pesquisa será feita a partir de notícias publicadas no Instagram, com um viés temático para os eixos do esporte, das celebridades e dos fatos da atualidade (nacionais e locais). Durante o percurso, o presente estudo embasou-se teoricamente em: Leffa (1996), Marcuschi (2008), Rojo (2012 e 2013), Santaella (2012) e Solé (2014).