Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA SANTOS CARDOSO

DISCENTE: ROSANA SANTOS CARDOSO
DATA: 24/10/2022
LOCAL: meet.google.com/eju-qubr-cpr
TÍTULO: NASAIS NA GANGORRA: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA TRABALHAR DESINÊNCIAS VERBAIS DE PASSADO E FUTURO
PALAVRAS-CHAVES: Nasais. Presente do Indicativo. Futuro do Presente. Sequência de Atividades. Consciência Fonológica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho de pesquisa e de intervenção busca a partir do viés fonológico, como também do morfológico, analisar a dificuldade que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais tem diante das desinências verbais de 3ª pessoa do plural no passado e de futuro, ou seja, concernentes a nasais, para a proposição de um produto que vise dirimir problemas de ortografia. Para tal empreitada, realizamos uma sequência de testes de entrada, tanto no nível da escrita quanto no nível da percepção, que nos auxiliaram a delimitar e a compreender a natureza do problema. Apuramos, por exemplo, que o aluno, quando exposto as oposições grafadas, não tem dificuldade de distinguir as desinências, tampouco atreladas ao seu tempo correspondente, mas que na escrita solitária, tem dúvidas e tende a empregar majoritariamente a desinência de passado, ainda que a ação seja futura. Os testes de percepção corroboram para a hipótese de que os erros ocorrem por influência da oralidade, já que a produção dos alunos revelam sons bastante semelhantes para ambos os tempos verbais. Para ancorar nosso trabalho, nos valemos das teorias de Cunha e Cintra (2016) e Bechara (2019), como aporte para as discussões de gramatica e morfologia e Seara, Nunes e Lazarotto-Volcão (2019) e Silva (2021) para nos auxiliar nos campos da oralidade. Ao final, proporemos uma sequência de atividades que contempla histórias em quadrinho e um jogo intitulado “Nasais na gangorra, que pretende auxiliar os alunos a perceberem a desinência verbal adequada ao contexto por meio da oscilação da tonicidade. A ideia é utilizar pesos diferentes para distinguir o ditongo nasal átono do ditongo nasal tônico, de modo que pelos contextos inseridos nas histórias em quadrinhos os alunos associem o menor peso à desinência que indica passado, pois é um ditongo nasal numa posição pós-tônica, como, por exemplo o verbo encontraram. E, consequentemente, o maior peso à desinência que indica futuro, uma vez que é a desinência verbal que apresenta um ditongo nasal tônico, como no verbo encontrarão.

Presidente - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - DIRCEL APARECIDA KAILER

Notícia cadastrada em: 17/10/2022 10:40