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Banca de DEFESA: JOSE LUIZ ANDRADE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE LUIZ ANDRADE DE LIMA
DATA: 29/03/2021
HORA: 16:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura
PALAVRAS-CHAVES: Ensino/aprendizagem de literatura. Leitura. Concretismo. Verbivocovisualidade.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho, com o título “Poesia Concreta na Escola? Uma proposta para ensino/aprendizagem de literatura”, visa facilitar a leitura/compreensão, por parte dos alunos, do processo de identificação dos elementos constitutivos da poesia concreta em salas de aula do Ensino Fundamental, Anos Finais. Nesse sentido, será proposto um trabalho, a ser desenvolvido com os alunos do 8º ano, do Colégio Estadual John Kennedy, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju/SE, sobre a poesia concreta e suas características, já que o trabalho com poesia, sobretudo a concreta, não é comum nesse estágio de ensino. Esse estudo tem como base os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por CAMPOS (2006), AGUILLAR (2005), GRÜNEWALD (2002), BOSI (2017), ROIPHE (2011-2012), LAJOLO (1993), COSSON (2009), entre outros autores que dão suporte ao estudo da poesia concreta, além das orientações previstas na Base Nacional Comum Curricular ─ BNCC ─ (BRASIL, 2016) e o Referencial Curricular do Estado de Sergipe (SERGIPE, 2018) para o ensino/aprendizagem da leitura do texto literário em sala de aula, além de pesquisas acerca de trabalhos recentes publicados no ProfLetras, como os de BATISTA (2017), MACIEL (2019) e SILVA (2019). Os discentes serão apresentados a textos concretistas e, a partir da relação texto-autor-leitor, proposta por KOCK & ELIAS (2006), poder-se-á verificar o ineditismo desse tipo de poema no cotidiano do aluno do 8º ano. Em seguida, os alunos analisarão de que maneira a poesia concreta se relaciona com seu cotidiano, nas mais diferentes funções e poderão, por fim, identificar todas as características formadoras da poesia concreta, como o processo de verbivocovisualidade, o uso da linguagem verbal e não verbal, o experimentalismo poético, a poesia visual, os efeitos gráficos, sonoros e semânticos, os aspectos geométricos, a supressão do verso e da estrofe, o desaparecimento do eu lírico, a eliminação da poesia intimista e o racionalismo, já que seu uso contribui, sobremaneira, para a compreensão de variados textos com a finalidade de facilitar a prática na relação da palavra-imagem. Para tanto, será aplicada uma Sequência Didática que buscará uma aprendizagem mais efetiva no processo de leitura de poemas concretos em que autores pioneiros nesse estilo serão apresentados aos alunos para que suas respectivas poesias concretistas possam ser identificadas, analisadas, compreendidas e replicadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Interno - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo à Instituição - DIEGO DA SILVA VARGAS

Notícia cadastrada em: 08/03/2021 16:40
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