Banca de DEFESA: KATIA NOVAES GUSMAO

DISCENTE: KATIA NOVAES GUSMAO
DATA: 24/03/2021
LOCAL: plataforma on line - meio remoto
TÍTULO: O LETRAMENTO CRÍTICO E PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS NO GÊNERO CHARGE: UMA PROPOSTA DE LEITURA MULTIMODAL NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; multimodalidade; charge; letramento crítico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

As inovações midiáticas têm proposto textos dotados de diversificadas linguagens (anúncios, tirinhas, charges, memes, gifs, etc.), designados como textos multimodais, sugerindo reformulações nos processos de interação entre os sujeitos, letramentos e propostas de ensino. É primordial que o aluno capte a intertextualidade de múltiplas representações, atribua sentido, possa chegar às suas conclusões e possivelmente alcance práticas sociais de linguagem. A partir desse pressuposto, conduzimos a presente pesquisa no oitavo ano do Ensino Fundamental e caracterizamos nossa investigação com as perspectivas metodológicas da pesquisa-ação por Tripp (2005) e da pesquisa colaborativa por Ibiapina (2016). No tocante aos referenciais teóricos, alicerçamos este estudo com as seguintes concepções: Antunes (2003), Koch e Elias (2018) sobre a intertextualidade e os conhecimentos prévios; Ferrarezzi Jr. (2017) e Oliveira (2010) a respeito das concepções leitoras; Orlandi (2012) em relação à multimodalidade discursiva; Moretti (2011) e Romualdo (2000) com as noções sobre charge; Pietroforte (2020), Kress e Van Leeuwen (2006 [1996]) sobre conceitos imagéticos; Rojo (2009) com as perspectivas dos multiletramentos e letramento crítico, além de nos basearmos em parâmetros nacionais e locais, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo de Sergipe (2018), respectivamente, com as competências e habilidades inerentes ao nosso estudo. Ademais, apresentamos nossa proposta de produto final, um módulo didático (MD), embasado no gênero multimodal charge para promoção do letramento crítico dos estudantes concentrando temáticas sobre política e consciência socioambiental destinadas às práticas político-cidadãs. Essa ferramenta pedagógica poderá ser replicada por outros docentes de língua materna que busquem complementação no ensino de leitura voltado á multimodalidade e consecutivamente ao estímulo da autonomia do aprendiz.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Externo à Instituição - GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA

Notícia cadastrada em: 05/03/2021 16:50