Banca de DEFESA: JOYCE KELLY ALVES DOS SANTOS

DISCENTE: JOYCE KELLY ALVES DOS SANTOS
DATA: 22/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/edo-qgje-bwb
TÍTULO: Desafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão leitora. Posicionamento crítico. Leitura argumentativa. Módulo Didático. Podcast
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A compreensão discursiva e a leitura argumentativa são pontos desafiadores no processo de ensino-aprendizagem, por se configurarem como elementos essenciais para o domínio efetivo da língua que exige o uso de procedimentos específicos de leitura em situações de interação com o discurso do outro. Diante disso, esta pesquisa foi elaborada visando ao aprimoramento das capacidades argumentativas dos estudantes com respeito ao desenvolvimento da compreensão leitora e da leitura argumentativa e crítica em torno de discursos de natureza polêmica, de maneira que os estudantes pudessem identificar como os posicionamentos discursivos eram construídos e materializados em gêneros variados. A pesquisa foi realizada em três frentes: i. a partir da observação do modo como um assunto era colocado em questão; ii. por meio da perspectivação de temas; iii. pela construção de justificativas na sustentação e reforço de ideias. Esse trabalho teve como base os estudos de Grácio (2010) e Amossy (2017), e a metodologia de pesquisa-ação está alicerçada em Tripp (2005), nas reflexões de Lerner (2002) e na dinâmica didático-pedagógica de Muenchen e Delizoicov (2012) apud Azevedo e Freitag (2020). Para tanto, um projeto de leitura, com atividades embasadas em metodologias ativas, promovendo práticas de leitura argumentativa que facilitaram a identificação dos elementos que fundamentavam os posicionamentos discursivos, foi desenvolvido com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, em Lagarto, Sergipe. As atividades produzidas pelos estudantes, durante as aulas remotas devido ao isolamento social resultante da pandemia de Covid-19, levaram à composição do produto deste mestrado profissional em Letras: um módulo didático para auxiliar a prática pedagógica dos professores em sala de aula, no intuito de promover aprendizagens por meio de interação de ideias e experiências. Além disso, a pesquisa incluiu a produção de uma coletânea de episódios em podcast, em formato de mesa de discussão, sobre temas polêmicos escolhidos pelos estudantes. O programa “É hora de polemizar?” foi criado para que os estudantes pudessem refletir e discutir em torno de questões controversas em circulação na sociedade, e ainda produzir posicionamentos diante deles, favorecendo assim o aprimoramento em relação aos níveis de compreensão leitora, o exercício da leitura argumentativa e a participação social.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Externo à Instituição - EDUARDO LOPES PIRIS