Banca de DEFESA: IZABEL DE LIMA

DATA: 26/03/2021
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PROPOSTAS DE LEITURA E RETEXTUALIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: formas verbais – letramentos - História em Quadrinhos, retextualização, sequência didática
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa mostra o resultado de um olhar atento sobre a prática pedagógica e tem como foco uma turma de sexto ano da Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto. Constatase que no processo de aprendizagem da língua portuguesa, os(as) estudantes do ensino fundamental enfrentam muitos embaraços quando se trata de leitura, de produção escrita e do estudo das formas verbais. Possivelmente, na comunidade escolar brasileira, ainda haja marcas do histórico tradicional de ensino que, durante muito tempo e com vasto mérito, foi norteado por aulas tradicionais voltadas exclusivamente para as regras gramaticais, além de estabelecer uma visão dicotômica entre a oralidade e a escrita. Por não ser mais condizente com o cenário atual da sociedade e da escola moderna, essas barreiras dificultam o conhecimento de muitos educandos e costumam se perpetuar, ao longo da trajetória estudantil, ultrapassando o ensino médio. Tal realidade revela-se paradoxal, uma vez que o universo digital está inserido no dia a dia das pessoas apresentando numerosos textos multissemióticos com a presença constante da palavra escrita. Portanto, em face das mudanças e das inovações sociais da contemporaneidade, tornou-se fundamental pensar em uma educação alicerçada e com vistas no multiletramento, favorecendo aos(às) aprendizes o desenvolvimento de suas habilidades nos variados contextos da língua. De acordo com essa premissa, ao ensinar a língua materna o(a) docente precisa criar estratégias articuladas com os eixos de leitura, de oralidade e de produção escrita, tendo como objeto de estudos da linguagem, os gêneros textuais e também os gêneros orais, uma vez que é neles que a comunicação linguageira se manifesta. É nessa perspectiva, que este trabalho intitulado Histórias em Quadrinhos: Proposta de Leitura e Retextualização propõe, por meio de uma Sequência Didática disposta num Caderno Pedagógico, o estudo mais detalhado e dinâmico da temporalidade e do funcionamento dos verbos no presente, no pretérito imperfeito e no pretérito perfeito do modo indicativo. Ao mesmo tempo, retextualiza, de escrita para escrita, do discurso direto para o discurso indireto, com ênfase nas formas verbais, algumas HQ da Mafalda, personagem criada pelo cartunista Quino. Como quadro teórico, o trabalho foi ancorado nos procedimentos traduzidos por Marcuschi (2007 – 2010), Dell’ Isolda (2007), Cintra e Passarelli (2011), Roxane Rojo (2009), Nascimento, Oliveira e Ribeiro (2015), Barbosa, Ramos, Vilela, Rama e Vergueiro (2018), Dolz et al, (2004), Ferreira (2008), Antônio Candido (2004), Berardinelli (2016) e pelos gramáticos Evanildo Bechara (2015-2019), Mário Perini (2005) dentre outros. A primeira aplicação da atividade do caderno, ocorreu na modalidade de aulas remotas, por ocasião do novo coronavírus, SARS-CoV-2. Mesmo ante essa conjuntura, verificou-se que esta pesquisa é pertinente, sendo assim pode contribuir para o avanço do conhecimento metacognitivo dos alunos e das alunas em relação à classe dos verbos como palavra essencial na comunicação humana.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA