Banca de DEFESA: NATANIEL BEZERRA DA COSTA

DISCENTE: NATANIEL BEZERRA DA COSTA
DATA: 22/03/2021
LOCAL: Sala Virtual google meet
TÍTULO: A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O CONTO CLARICEANO FELICIDADE CLANDESTINA E A PRODUÇÃO DE DOC-FILME NUMA TURMA DO 9º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário; Clarice Lispector; “Felicidade Clandestina”; leitura humanizadora; protagonismo discente.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este projeto tem como premissa fundamental trabalhar a literatura de Clarice Lispector nas aulas de Língua Portuguesa, com o conto “Felicidade Clandestina”, no 9º ano B do Colégio Estadual Poeta “José Sampaio” (Carmópolis/SE), contribuindo assim com o letramento literário. A partir disso, formular um caderno pedagógico com uma sequência didática apresentando passos para o professor em sala de aula fazer um doc-filme a partir da leitura de textos literários, tomando o conto clariceano como exemplo. Trata-se de buscar desenvolver uma atividade de letramento literário, contribuindo dessa maneira para a formação leitora dos alunos do Ensino Fundamental nas séries finais. Para iniciar a elaboração do curta, o conto escolhido servirá de objeto de estudo e de base para os alunos conhecerem a obra da escritora em pauta, e também sua biografia. Assim, o aluno desenvolverá as vezes de leitor, pesquisador e protagonista da sua aprendizagem, pois para produzir o doc-filme terá que fazer uma pesquisa em grupo da vida e obra da escritora Clarice Lispector, ler o conto apresentado “Felicidade Clandestina” e produzir cautelosamente, sob a orientação do professor, o filme documentário. Depois de ter terminado a produção midiática, os discentes apresentá-la-ão em público para toda a turma e para os alunos convidados de outras classes, como culminância do projeto em culminância. Por fim, a mídia do doc-filme poderá ser disponibilizada em plataforma virtual para os professores da escola, site da SEED/SE e Profletras, como exemplo para os docentes que quiserem fazer a sequência didática descrita a partir da leitura e do acompanhamento do caderno pedagógico, que também será disponibilizado. Como teóricos consultados para discorrer sobre o letramento literário, sobre o papel da literatura humanizadora e a leitura libertadora, bem como sobre a escritora Clarice Lispector, foram consultados: Tfouni (2004); Candido (2004); Compagnon (2012); Dell’isola, (2007); kleiman (2014); Todorov (2009); Barthes (2013); Paulo Freire (2014), entre outros.

Presidente - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO