Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH REGINA SANTOS DOS REIS

DISCENTE: SARAH REGINA SANTOS DOS REIS
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Plataforma online
TÍTULO: O ESPAÇO NOS CONTOS DE ANTONIO CARLOS VIANA: DO TEXTO ESCRITO AO VÍDEO CRIATIVO POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário; Conto; Espaço Ficcional; Ensino Fundamental; Caderno Pedagógico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Comumente, cabe à escola a missão de evidenciar a importância da leitura e da literatura para o ser humano e o poder transformador que ela possui. Apoiamos esta visão principalmente em Antonio Candido, o qual defende que a literatura é um direito a que todo e qualquer indivíduo deve ter acesso. Embora a contemporaneidade privilegie o contato com textos mais imagéticos e informativos, por rotular os literários como sendo complexos e de difícil interpretação, entende-se que os professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental, especialmente, não devem negar esse direito ao aluno (do contato com a literatura), e sim, intensificar a acesso a esse bem. O presente estudo tem como propósito principal fomentar o letramento literário e incentivar a leitura por meio do trabalho sobre espaço/ambiente ficcional nos contos “Santana Quemo-Quemo”, “Quando meu pai voltou” e “Dia de parir cabrito”, da obra Cine Privê, do contista sergipano Antonio Carlos Viana, na turma do nono ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, do município de Itabaianinha/SE. A criação de um caderno pedagógico e um jogo didático facilitarão o alcance dos objetivos pretendidos nessa pesquisa. Como arcabouço teórico, os argumentos apresentados basearam-se em textos de Candido (2004), Compagnon (2003 e 2012), Cosson (2009), Dimas (1987), Gancho (2009), Gotlib (2006), Todorov (2009), entre outros.

Presidente - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo à Instituição - LEONARDO VICENTE VIVALDO