Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE KELLY ALVES DOS SANTOS

DISCENTE: JOYCE KELLY ALVES DOS SANTOS
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Conexão remota
TÍTULO: Desafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão leitora. Posicionamento crítico. Leitura argumentativa. Podcast
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A compreensão discursiva e a leitura argumentativa são pontos desafiadores no processo de ensino-aprendizagem, por se configurarem como elementos essenciais para o domínio efetivo no uso da língua que exige o uso de procedimentos específicos de leitura em situações de interação com o discurso do outro. Diante disso, esta pesquisa visa ao aprimoramento das capacidades dos alunos com respeito ao desenvolvimento da compreensão leitora e da leitura argumentativa e crítica em torno de discursos de natureza polêmica, de maneira que os estudantes possam identificar como os posicionamentos discursivos são construídos e materializados em gêneros variados. Isso será realizado em três frentes: i. a partir da observação do modo como um assunto é colocado em questão; ii. por meio da perspectivação de temas; iii. pela construção de justificativas na sustentação e reforço de ideias. Esse trabalho tem como base os estudos de Grácio (2010) e Amossy (2007) e a metodologia de pesquisa-ação está alicerçada em Tripp (2005) e nas reflexões de Lerner (2002). Para tanto, um projeto de leitura, a ser desenvolvido com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, em Lagarto, Sergipe, foi organizado. Os materiais produzidos para o projeto irão compor o produto deste mestrado profissional em Letras: um Caderno Pedagógico. No Caderno, será encontrada uma coletânea de atividades embasadas em metodologias ativas, a fim de promover práticas de leitura argumentativa que facilitem a identificação dos elementos que fundamentam os posicionamento discursivos. Além disso, o projeto incluirá a produção de um programa em podcast, em formato de mesa de discussão, sobre temas polêmicos escolhidos pelos estudantes, a fim de que eles possam refletir e discutir em torno de questões controversas em circulação na sociedade, e ainda produzir posicionamentos diante deles, o que favorece o aprimoramento dos estudantes em relação aos níveis de compreensão leitora, o exercício da leitura argumentativa e a participação social.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO